Um estudo realizado pela European Chemicals Agency (Agência Europeia dos Produtos Químicos) descobriu que ser tatuado pode originar graves problemas de pele e um aumento do risco de cancro e mutações.O Comunicado da ECA diz:
“Diversos relatórios relatam uma significativa preocupação para a saúde pública, que decorre a partir da composição das tintas usadas para tatuar. As preocupações mais graves são as alergias causadas por substâncias presentes nas tintas e os possíveis efeitos cancerígenos, mutagénicas ou reprodutivamente tóxicos.”Este relatório provavelmente vai levar à proibição de determinadas tintas na UE. As tintas de tatuagem actualmente não estão reguladas ao nível de exigência dos alimentos e medicamentos na Europa, agravando o facto que muitas lojas de tatuagem estão a operar sem regulamentação do governo.
O porta-voz da ECA continuou:
“Se se verificar que uma restrição é necessária, uma proposta formal para restringir as substâncias será apresentada no prazo de um ano para iniciar o processo. Os cientistas afirmaram que a tinta vermelha é a mais perigosa de todas as cores, mas também advertiram para que a tinta azul, verde e preta podem causar problemas de pele a longo prazo.”